Teste de Faróis

 

Apresentação

Pedalar a noite é muito divertido, porém fica mais interessante quando temos um ótimo sistema de iluminação, lembro-me dos meus passeios e viagens na década de 70, quando a única opção era faróis com dínamo que iluminavam muito acima dos 20km/h, mas tinham algumas inconveniências: exigiam maior esforço ao pedalar, era preciso usar uma lâmpada de voltagem maior que a do dínamo para não queimá-la quando em alta velocidade, iluminação muito fraca em baixas velocidades.

Hoje em dia temos faróis de alta tecnologia e que iluminam mais que o necessário, mas além da potência de iluminação temos que pensar na duração da bateria, para passeios o ideal é termos a opção de até umas 5 horas de duração, já no caso de passeios mais longos ou viagens onde recarregar diariamente será problema, se o farol tiver uma opção de umas 10 horas é interessante.

Meu primeiro contato com faróis realmente potentes foi no final de 2007, quanto testei dois modelos da Niterider, o minewt.X2 com dois niveis de iluminação 150 e 92 lumens e o Tri-newt com 486 e 298 lumens, ambos tinham duração de 3:30 e 7:00 para cada nivel de iluminação, sendo que o Tri-newt tinha uma bateria 3x maior.

Na época eu defini assim os dois faróis: com o  Minewt vc segue em velocidade como se fosse dia um lugar que vc conhece, já com o Tri-newt vc segue em velocidade como se fosse dia um lugar que vc NÃO CONHECE!

Os tempo mudaram e os modelos também, além de surgir muito produtos chineses.

Potencia de iluminação

A maioria dos faróis vem com especificação em lumens, porém a forma que é feita esta medição influencia nos resultados. A Niterider usa uma norma, onde são testado 10 unidades de cada modelo dentro do mesmo padrão e colhida a média destes, assim temos uma forma de comparar os modelos da marca de forma bem precisa, o que não acontece com os faróis chineses que normalmente especificam a potencia de saída do LED.

Marcas e modelos disponíveis

Entre as marcas mais comuns temos:

  • Niterider

  • Serfas

  • Cygolite

  • Blackburn

  • Topeak

  • Cateye

Eu particularmente sou era fã da Niterider e dentro da marcar há diversos modelos com bateria recarregáveis, seja incorporada ou externa.

 

        

 

 

 

 

Veja teste comparativo entre Minewt.150 cordless e Minewt.700 dual e single

opções de compra no exterior

http://www.chainreactioncycles.com/

http://www.jensonusa.com/

eBay

 

Opções Chinesas

Depois que comprei um farol chinês de 1.000 lumens passei a ser fã deles, primeiro pelo preço, segundo pela praticidade de substituição das baterias, desde que seja no modelo lanterna de mão, existem modelo "especifico" p/ bike, mas tem a bateria em separado, o inconveniente da bateria em separado é mais trabalho na instalação e mais caro a compra de uma bateria extra se vc for precisar de mais tempo de duração.

Pelo www.ebay.com encontramos uma enorme variedade de opções.

Dicas:

1 - Existem conjuntos no ebay que incluem: farol, suporte, carregador, baterias e lanterna traseira. Eu prefiro comprar em separado, assim escolho a melhor opção de cada item.

A- Suporte, comprei diversos modelos e o melhor foi esta da foto abaixo
ele é fixo, sem regulagem lateral, mas todos os modelos que testei com regulagem lateral, não tem uma posição ideal e/ou são muito frágeis, alem do farol vibrar muito nas descidas prejudicando a iluminação.
Este suporte abaixo funciona perfeitamente se colocado no guidom bem rente a mesa.

faça pesquisa no ebay com as palavras "holder Clip Cycling light"

B-  As baterias que estes farol usam são de ions de litium de 3,7V e no modelo 18650, as que acompanham os conjuntos são de segunda linha e tem uma autonomia aproximada entre 40 min. a 2:30h. dependendo da intensidade escolhida (alto/medio/baixo), já comprei baterias a parte com as mesmas especificações e apenas uma das compras recebi baterias de primeira linha que duram o dobro. Este site http://www.ultrafire-shop.net é de um fabricante oficial (assim diz o mesmo) fiz uma compra em 4/2/14 para testar, quando receber posto aqui o resultado do teste.

C- O farol é na realidade uma lanterna de mão, já testei três modelos de carcaça, todas sem problemas.

A melhor na minha opinião é a da esquerda, que tem anéis de borracha que ajudam na fixação do suporte, além de parecer mais robusto, mas nesta configuração só tenho achado na potencia de 800 lumens, o que já tem uma performance de iluminação muito boa. Veja teste comparativo das três potencias deste modelo com 1000 lumens

 

ATENÇÃO - modelos com zoom são mais frágeis e podem não agüentar o tranco.

D- . O carregador que uso é o padrão que vem na maioria dos kits, como a foto abaixo

Excluindo o suporte p/ guidom os demais itens são encontrado no site da Ultrafire http://www.ultrafire-shop.net

sugestões:

Farol
http://www.ultrafire-shop.net/UltraFire_Shop.php?view=productPage&product=163&category=10# escolha o com 5 modes light
http://www.ultrafire-shop.net/UltraFire_Shop.php?view=productPage&product=162&category=10#

Bateria e carregador http://www.ultrafire-shop.net/UltraFire_Shop.php?view=productPage&product=30&category=4

tem tambem este site no Brasil http://www.trustfire.com.br parece ser coisa boa e preços bons.